segunda-feira, 9 de maio de 2016

Urutau ou Mãe da Lua

Urutau ou Mãe da Lua



Urutau ou Mãe da Lua são conhecidos como ave fantasma ou espírito da noite,estão espalhados por todos o Brasil e na América do Sul.Existem outro tipos de Urutaus como:Urutau Grande ou Mãe da Lua Pardo que vivem em alguns lugares do Brasil ( ou seja não mora em todas as regiões do Brasil).
Sua camuflagem é fica em cima de um tronco e num galho seco pois suas penas tem as cores de madeira e quando se sente ameaçado ou sente que um predador está por perto ele fecha os olhos e estica a cabeça para parecer um galho quebrado.Sabia que o Urutau consegue ver através dos olhos fechados,igual ao um olho mágico ( o olho mágico não se ver na frente só atrás).

Curiosidades
Porque Mãe da Lua?Porque espírito da noite ou ave fantasma?
(http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/mae-da-lua-o-espirito-da-noite/)Era tarde da noite, andávamos pela mata somente com lanternas, tentando fazer silêncio. Mas era impossível. As folhas secas no meio da trilha denunciavam nossa localização. Parecia que tudo estava perdido. Estávamos no Pantanal, procurando por corujas para fotografar. Andamos pra lá, voltamos pra cá, fomos até onde nosso cansaço nos permitia e nada. Era hora de voltar pra casa.
De repente ouvimos um grito horripilante! O som parecia sair de um filme de terror:
 Canto do mãe-da-lua-grande (Nyctibius grandis). Gravação de Bradley Davis/ Creative Commons (Caso não consiga ouvir clique aqui)
Imediatamente os fachos de luz começaram a se movimentar rapidamente! Apontávamos em todas as direções, tentando descobrir qual era a fonte daquele barulho. Mas tudo que fazíamos era em vão.
Foi nesse momento que minha lanterna passou por Carlinhos, o guia local. Ele olhava para o chão e quando percebeu que havíamos parado de procurar disse: “É a Mãe da Lua. Um espírito que aparece no início da noite. Dizem que quando ela canta as crianças precisam entrar em casa e ir pra cama ou ela irá levá-las para o outro mundo. Vem aqui que eu vou te mostrar”.
Carlinhos começou a rastrear as copas das árvores balançando a lanterna de um lado para o outro. Parou em um ponto específico e pediu pra eu ficar logo atrás dele. No momento que me posicionei entendi o que ele queria dizer. Dois olhos gigantes, vermelhos como sangue, nos fitavam no meio da escuridão.
Carlinhos continuou com a explicação: “Na verdade a Mãe da Lua é uma ave, mas ela é tão parecida com um galho quebrado que ninguém conseguia descobrir o que fazia o barulho. Pensaram que era um espírito. Até hoje as mães contam a história do espírito da noite para seus filhos, e as crianças saem correndo pra cama quando o ouvem cantar”.