quinta-feira, 11 de julho de 2013

Australianos coloridos e domesticos.


Diamante Gold.

O Diamante-de-gould é um pássaro da ordem Passeriformes, cujo nome científico é Chloebia gouldiae. É originário da Austrália. É um pássaro muito procurado para animal de estimação por ser muito colorido. Sua coloração pode ser roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho. Normalmente o macho tem o brilho mais forte. Seu nome foi uma homenagem a Elizabeth Gould, esposa doornitólogo John Gould. O Diamante-de-gould é um pássaro da ordem Passeriformes, cujo nome científico é Chloebia gouldiae. É originário da Austrália. É um pássaro muito procurado para animal de estimação por ser muito colorido. Sua coloração pode ser roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho. Normalmente o macho tem o brilho mais forte. Seu nome foi uma homenagem a Elizabeth Gould, esposa doornitólogo John Gould.
Distinção
Existem três variações de cores entre o Diamante-de-gould na natureza: cabeça-vermelha, cabeça-preta, e cabeça-laranja. Os próprios nativos achavam que se tratavam de espécies diferentes, mais depois descobriu-se que se trata de uma única espécie.
Os diamante-de-gould, assim que nascem, são cor-de-rosa e despidos até aproximadamente 12 dias, quando as primeiras penas começam a aparecer.
Os diamante-de-gould jovens são distinguidos por suas cores, com a cabeça, lados e garganta cinzentas. Sua parte traseira, asas e penas da cauda são verde-azeitona. Sua parte de baixo é marrom-pálido. Os bicos são negros com ponta avermelhada. Suas pernas e pés são marrons claro.
As fêmeas são menos coloridas e tem caudas menores, para ficarem mais camufladas nos ninhos, e os machos mais coloridos, para chamar atenção dos predadores, dando mais segurança para os filhotes.
Os machos são os mais coloridos, variando entre as cores roxo, preto, verde, amarelo , branco e vermelho, com o bico amarelo claro e pontas da mesma cor da face.
Medem normalmente de 12 a 14 cm.

Comportamento

São pássaros muito sociais, podem ser encontrados em bandos e, na época da ninhada, pode haver mais de um ninho na mesma árvore. Os filhotes deixam os ninhos com semanas de idade. São pássaros quietos, e vivem normalmente longe dos homens. Seu canto não é ouvido em longas distâncias mas é bastante melodioso.

Alimentação

Na natureza, preferem se alimentar no alto do que no solo. Preferem sementes, mas também necessitam de insetos, pois estes são de alto valor protéico. Podem se alimentar sozinhos ou em grupo.
Em cativeiro, deve-se alimentá-los com alimentos bem diversificados, para que tenham boa saúde. Comem sementes (alpiste, painço branco, painço português, senha, milheto, gergelim branco e com casca), verduras (almeirão e chicória), farinhas (farinha de rosca, de ovo), areia média de rio bem lavada (ajuda na digestão), casca triturada de ovo de galinha, siba, suplementos vitamínicos e protéicos (duas vezes por semana) e vinagre de maçã fermentado naturalmente (uma vez por semana).

Reprodução

Para cortejar a fêmea, o macho faz uma dança impressionante de ver. Ele curva-se perante ela, balança a cabeça por uns 10 segundos (nesta posição) e logo após, começa a saltitar com o peito estufado e com o olhar fixo na fêmea. Acontece mais frequentemente no período final das chuvas, pois há uma abundância de alimento. As fêmeas colocam de 4-6 ovos. Tanto o macho quanto a fêmea ajudam a chocar os ovos, e cuidam dos filhotes após o nascimento.A incubação dura geralmente 14 dias, e a plumagem começa a nascer com 12 dias de vida.

Conservação[

O número de pássaros dessa espécie, foram reduzidos drasticamente na natureza no século XX. Seu habitat foi reduzido e alterado. E também foram reduzidos consideravelmente por uma espécie de ácaro, que os levava à morte. Sua coloração muito colorida, chama atenção dos predadores, ficando fácil sua identificação na hora da caça.
O número de indivíduos da espécie, entretanto, não é baixo. Por ser muito bonito, é muito apreciado por colecionadores e criadores, sendo muito usado como animal de estimação.

Fotos


 
.




Mandarim (pássaro)


O mandarim ou diamante-mandarim (Taeniopygia guttata) é um pequeno passeriforme, membro da família Passeridae. Este pássaro é originário da Australásia e é nativo da Austrália, Timor e Indonésia. Ocorre também em Portugal, Brasil, e nos Estados Unidos como espécie introduzida.
O mandarim é uma ave de pequeno porte, com 11 a 12 centímetros de comprimento. São aves muito gregárias e, na natureza, nunca estão longe do resto do bando ou do seu parceiro.
Os mandarins são brancos na barriga e cinzento mosqueado de preto no dorso e asas. A cauda é preta e branca. O bico é vermelho vivo. O mandarim macho se diferencia da fêmea por possuir manchas alaranjadas ou castanhas abaixo de cada olho. As fêmeas têm em geral o bico mais claro e os juvenis têm o bico marrom-escuro quase negro.
Na Natureza, o mandarim alimenta-se de sementes.

Distinção entre os sexos

Machos: Possuem manchas laranjas ou acastanhadas na zona das bochechas, listras no peito, o bico e as patas são avermelhados e cantam.
Fêmeas: Na zona das bochechas apenas possuem uma "lágrima", não possuem listras no peito, o bico e as patas são laranja claros e apenas piam.Voam como peixes!


Reprodução


http://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf8/skins/common/images/magnify-clip.png
A reprodução se inicia quando as aves possuem cerca de 3 a 4 meses, entretanto, o ideal é permitir o acasalamento depois dos 9 meses de vida, visando que terão melhores condições de choco e cuidados com os filhotes. Põem de 4 a 8 ovos, que eclodem em cerca de 12 dias. Após cerca de 2 semanas já se alimentam sozinhos e aos 18 dias começam a voar.
Logo em seguida o casal começa a preparar um novo ninho para outra postura. É aconselhável estabelecer um período para a reprodução que, por norma, se situa entre Setembro e Julho.

Mutação


http://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf8/skins/common/images/magnify-clip.png
Mutação
Há uma quantidade muito grande de mutação no mandarim, as mais comuns são Branco, Castanho, Variegado, Busto preto, Busto laranja, Bico amarelo , Bochechas Pretas , Bochechas brancas.


 

Fonte:wikipédia

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O estranho de armadura

    É um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. Há sete espécies diferentes, as únicas representantes da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia). A relação dos folídotos com outras ordens de mamíferos ainda é motivo de muitas controvérsias, mas estudos recentes incluíram-na num táxon chamado de Pegasoferae, junto com os carnívoros, os quirópteros e os perissodátilos.
    Este animal tem o corpo coberto de escamas. Adota uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado.
Não possui dentes e alimenta-se, sobretudo, de formigas, que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa. Apesar de sua semelhança comportamental e anatômica com os tamanduás sul-americanos, o pangolim está, filogeneticamente, mais próximo dos carnívoros. Trata-se de um caso de evolução convergentes, ou seja, quando espécies de grupos distintos evoluem para morfologia semelhantes.
É caçado e utilizado como especialidade gastronômica pelas populações das zonas onde habita. As suas escamas são traficadas para serem utilizadas como afrodisíaco.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Pangolim




A Origem do Cão.

    As origens do cão doméstico baseiam-se em suposições, por se tratar de ocorrências de milhares de anos, cujos crescentes estudos mudam em ambiente e datação dos fósseis. Uma das teorias aponta para um início anterior ao processo de domesticação, apresentando a separação de lobo e cão há cerca de 135 000 anos, sob a luz dos encontrados restos de canídeos com uma morfologia próxima à do cinzento, misturados com ossadas humanas. Outras, cujas cronologias são mais recentes, sugerem que a domesticação em si começou há cerca de 30 000 anos, os primeiros trabalhos caninos e o início de uma acentuada evolução entre 15 000 e 12 000, e por volta de 20% das raças encontradas atualmente, entre 10 000 e 8000 anos no Oriente Médio. Além das imprecisões do período, há também discordâncias sobre a origem. Enquanto especula-se que os cães sejam descendentes de uma outra variação canídea, as mais aceitáveis são a descendência direta do lobo cinzento ou dos cruzamentos entre lobos e chacais.
As evidências baseiam-se também em achados arqueológicos, já e foram encontrados cães enterrados com humanos em posições que sugerem afetividade. Segundo estes trabalhos de pesquisa, o surgimento das variações teria ocorrido por seleção artificial de filhotes de lobos-cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos pré-históricos, alimentando-se de restos de comida ou carcaças deixadas como resíduos pelos caçadores-coletores. Os seres humanos perceberam a existência de certos lobos que se aproximavam mais do que outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles alertavam para a presença de animais selvagens, como outros lobos ou grandes felinos. Mais sedentários devido ao desenvolvimento da agricultura, os seres humanos então deram um novo passo na relação com os caninos. Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para os acampamentos na tentativa de serem utilizados. Com o passar dos anos, os animais que, ao atingirem a fase adulta, mostravam-se ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes aos seres humanos, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda. Esse gradual processo, baseado em tentativas e erros, levou eventualmente à criação dos cães domésticos.

Foi ainda durante a Pré-história que surgiram os primeiros trabalhos caninos e, com isso, começaram a fortalecer os laços com o ser humano. Cães de caça e de guarda ajudavam as tribos em troca de alimento e abrigo. Com o tempo, aperfeiçoaram o rastreio e dividiram o abate das presas com os humanos. Por possuírem alta capacidade de adaptação, espalharam-se ao redor do mundo, levados durante as migrações humanas e aparecendo em antigas culturas romanas, egípcias, assírias, gaulesas e pré-colombianas, tendo então sua história contada ao lado da do homem.


1- Um husky o primeiro cão da origem.





2- O lobo-cinzento.




A relação entre o cão e o lobo 

As semelhanças entre cães e lobos dificultam os trabalhos dos arqueólogos para fazer distinção exata entre os vestígios de cada espécie, quando apresentam-se incompletos ou quando o contexto arqueológico torna a coabitação pouco provável. De certo, o cão primitivo só se diferencia do seu ancestral por alguns detalhes pouco fiáveis, como o comprimento do focinho, a angulação do stop ou particularidades na arcada dentária.O modo como se alimentam também é semelhante. O lobo obtém a maior parte de sua comida caçando em grupo e atacando presas de grande porte. A competição entre seus membros leva ainda a um rápido consumo do alimento. Após matar a presa, come até se satisfazer, passando um longo período sem se alimentar. Como os antepassados, os cães domésticos comem rapidamente e poucas vezes ao dia. Essa tendência em comer muito rápido pode virar um problema, pois os cães podem se engasgar ou engolir grandes quantidades de ar. Os caninos alimentados em grupo podem apresentar as relações de dominação dos lobos e, como resultado, os dominantes obtêm a maior parte do alimento e os subordinados ficam com menos do que precisam. Como diferença, ao passo que o lobo alimenta-se do que captura, o cão doméstico usufrui de rações fabricadas especificamente para suas necessidades físicas.

fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


domingo, 2 de junho de 2013

A vida dos morcegos

      Nada de encolher o pescoço e olhar assustado para o céu ao pensar em morcegos.Estes mamíferos voadores estão muito mais para Batman do que para Conde Drácula :das mais mil espécies existentes ,apenas três se  alimentam de sangue.E,no Brasil,os quem habitam desempenhando  uma tarefa heróica .Estudo realizado na Reserva Natural Salto Morato,no Paraná,comprova que os morcegos frugívoros-que comem frutos-são reflorestadores naturais .Em seus voos noturnos,eles semeiam grandes áreas degradadas com espécies nativas.''Avaliamos que os morcegos dispersam,por meio das suas fezes,as sementes dos frutos,tendo papel fundamental na áreas que estão em processo de regeneração".
      O estudo busca entender o comportamento dos morcegos ,suas rotas de voo,a alimentação e o padrão  de dispersão  de sementes,para avaliar seu papel  na recuperação na Mata Atlântica
.     Já foram capturados 345 morcegos,de 19 espécies ,das quais 11 são frugívoras,em redes instaladas em pontos estratégicos,do pôr do sol ao amanhecer.Os morcegos capturados são acondicionados em sacos de algodão,medidis,identificados e têm amostras das fezes coletadas.Por fim,são liberados,pequenas sementes transportadas pelos morcegos são descartadas
sobre regiões da Mata Atlântica,auxiliando no reflorestamento.
ECOLOCALIZAÇÃO
O sexto sentido dos morcegos.
O morcego emite ondas ultrassônicas(frequência acima de 20 khz ,inaudíveis para humanos)pelas narinas ou pela boca.As ondas batem em obstáculos no ambiente e voltam na forma de ecos com frequência maior (o eco e a velocidade do morcego são somadas)

MORCEGOS EM GERAL
..Mamíferos capazes de voar
.Membros anteriores (mãos e braços)transformados em asas.
.Mais de 1.000 espécies diferentes.
.Dependendo da espécies,comem frutos ,sementes,folhas,néctar,pólen,artrópodes,pequenos vertebrados e peixes.
.Somente 3 espécies se alimentam de sangue:são os morcegos hematófagos ou vampiros.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

O guerreiro peixe beta

        O peixe beta recebeu esse nome pois surgiu nas águas próximas a um a tribo de guerreiros agressiva e territorialista,chamados Ikan Bettah,que habitavam as regiões que hoje pertencem à Tailândia.
O nome significa peixe de Lutador ou peixe de Combate,o peixe beta ficou conhecido como peixe de briga,mas na verdade isso acontece porque o macho da espécie defende seu território da presença de outro macho e por isso os Asiáticos criaram o hábito de colocar machos de Beta juntos para vê-los brigarem até a morte.A origem desse peixe é do Sudeste Asiático na Indo China da família Osphronemidae ,também é conhecido como peixe de briga siamês(Brasil) ou Combatente(Portugal) devido à sua agressividade contra peixes da mesma espécies.Esta agressividade verifica-se predominantemente entre machos da espécies,de modo que,um macho colocado a junto a peixes de espécies dóceis convive sem problema.Por outro lado,se coladas em aquários pequenos,mesmo  as fêmeas se tornam agressivas,com uma delas ,geralmente a maior ,assumindo o papel dominante e agredindo as demais.
       Na natureza podem ser encontrados nas bermas dos campos de arrozais,regatos,e pequenos lagos.O sistema social desta espécies é um sistema territorial em que durante a época de reprodução (época das chuvas)os machos defendem um território formado em redor de um "ninho-bolha'',que eles próprios constroem e mantém.Na sua forma selvagem os Betas apresentam uma coloração discretas (cor acastanhada)que se confunde com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas,são menores e menos agressivos que as formas domésticas.

Tipos de betas:
                                                                                .Beta Comum
                                                                                .Beta Mármore
.Beta Azulinho
.Beta Selvagem
.Beta Butterfly
.Beta  Pente Butterfly
.Beta Plakat
.Beta Half Moon
.Beta Macrostoma
.Beta Belica.
. E assim por diante...


Fonte:peixe beta Google

sábado, 25 de maio de 2013

Periquitos -australianos

  Eles vivem de 10 a 13 anos,os periquitos são aves de cerca de 17 centímetros,35 gramas em média e provem da Austrália.Trata-se de aves muito sociáveis e também uma das mais populares do mundo ,devido ao tamanho e facilidade para domesticar e pelo seu carácter tranquilo mas alegre.Para saber se é fêmea  e macho o bico da uma pista :a fêmea é rosada e o macho azul.Os periquitos pode ser pegos se forem amansados e se forem leais a seus donos,os periquito podem ter várias cores:azul,branco,verde,amarelo,e cinza,por exemplo eu tenho dois periquitos uma é periquito cintilante que a cor é branca e azul o mais raro mas a minha tem mancha azul nas costas e o outro é o periquito azul que a cor é azul e cinza.

Periquito cintilante
Fonte:Google tudo sobres os periquitos.

domingo, 19 de maio de 2013

Amor de cachorrinho

       Os cachorrinhos nascem com olhos e orelhas fechados e abrem depois de mais ou menos duas semanas.Os cachorrinhos recém-nascido mama colostro logo que nascem e seus dentes começam a nascer com três ou  sete semanas.A cadela não larga os filhotes sozinhos até que tenham quatro semanas.
      Nas primeiras semanas.os filhotes dormem muitos,o que os ajuda a crescer.Nas primeiras duas semanas,os cachorrinhos só conseguem se arrastar para perto da mãe.Eles produzem um  som choroso quase o tempo todo e suas patinhas tremem de vez em quando.Com três semanas,o cachorrinho já consegue dar suaves latidos e também começa a se mover para lá e para cá .Ele começa a brincar e luta com os irmãos também;à medida que os dias vão passando ,suas atividades aumentam-assim como o  barulho que ele faz!O CACHORRINHO é  considerado adulto com um ano de idade.
Fonte:Filhotes Editora Ciranda Cultura

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A brincadeira de guepardo

Os guepardos caçam em grandes pastagens.Os filhotes precisam aprender a encontrar,perseguir e atacar as presas -e praticam isso uns nos outros.

*Brigando com unhas e dentes.
Os guepardos derrubam suas presas com as garras e então as atacam com os dentes.Os filhotes copiam esses movimentos ao brincar de lutinha - mas de forma mais suave.
Os guepardos são mamíferos terrestre mais velozes.Quando perseguem uma presa,correm rápidos como carros em uma estrada,mas apenas por vinte segundos .A presa pode escapar se conseguir correr por mais tempo.
*Laços de família.
As mamães guepardos podem ter três ou quatros crias.Os filhotes deixam a mãe antes de completarem 20 meses,mas os irmão podem ficar juntos a vida toda.Como muitos animais,os filhotes aprendem imitando os pais.
Fonte:Brincadeiras de animais Editora :Publifolhinha

Os gerbos do deserto saltam como canguru

Os gerbos do desertos  têm grandes patas traseiras que os ajudam a pular,eles também têm caudas longas ,suas caudas os ajudam a se equilibrar enquanto saltam,suas pernas da frente são curtas.Quando um gerbo tem dez semanas de vida,ele está pronto para viver sozinho,os pelos na base dos seus pés impedem que eles  afundem na areia do deserto .Os gerbos do deserto não precisam beber água todo dia,eles retiram de sua comida boa parte da água que precisam.Durante o dia,os gerbos do deserto se refrescam em tocas subterrâneas ,eles saem durante a noite quando o sol  já se pôs.

Fonte:O  Primeiro Grande Livro dos animais Recreio Editora:April

Tartaruga verde

As tartarugas verdes vivem no oceano,a mamãe tartaruga vem à praia para botar seus ovos.Primeiro a mamãe tartaruga cava um buraco,depois ela bota cerca de 100 ovos no ninho ela os cobre com areia ,em aproximadamente 60 dias,um bebê tartaruga verde sai do ovo,eles são chamados de filhotes.Os filhotes cavam para fora do ninho juntos,depois se arrastam até o oceano,onde nadam e crescem grandes e fortes como a mãe deles.Existem sete espécies de tartarugas marinhas,incluindo a tartaruga verde : Flatback,Cabeçuda,Lora,De-Pente,Oliva,De-Couro.

Tartaruga  Verde
Fonte :O Primeiro Grande livro dos animais Recreio Editora:April 

domingo, 12 de maio de 2013

Lagarto espinhoso

Espinhos duros e afiados cobrem o corpo do lagarto espinhoso,esses espinhos ajudam a proteger o animal de seus predadores.Os espinhos também ajudam o lagarto a coletar água para beber, não chove muito no deserto ,onde o lagarto espinhoso vive. Um lagarto espinhoso pode viver cerca de 20 anos na natureza, pois ele come cerca de 750 formiga por dia, ele as pegas uma a uma com sua língua grudenta.De manhã cedo garoa ou caem gotas d água do ar, que são coletadas pelo corpo do lagarto espinhoso,os espinhos ajudam a levar a água pelo pescoço até dentro da boca seca do lagarto espinhoso.

Fonte:O Primeiro Grande livro dos animais Recreio Editora:April

Coruja da neve:Aves caçadoras

  A coruja da neve caça para se alimentar pelo ar e pelo solo,a coruja da neve é uma das maiores corujas da América do Norte.As  fêmeas da coruja da neve são maiores que os machos.As corujas da neve enxergam e escutam muito bem,elas localizam comida logo que levantam voo,elas também caçam paradas,quietas,pousadas no chão,só escutando.Elas são caçadoras pacientes.Quando elas veem ou escutam um animal pequeno se movendo,mergulham e capturam o jantar com suas garras afiadas,as corujas das neves podem engolir pequenas refeições inteiras.Uma mamãe coruja da neves seus ovos no solo,o ninho tem a forma de uma tigela rasa fita na lama.Às vezes ela cerca o ninho com penas e plantas,uma coruja da neve tem o corpo  inteiro coberto por penas que a mantêm quente ,até as penas e os dedos dela têm penas.
Depois de os filhotes saírem dos ovos,suas mamães ficam juntos a eles.Seus papais saem para caçar e trazer comida para a família.
Fonte:O Primeiro grande livro Recreio Editora:April

Reunião dos animais

    Cada animal tem um grupo com nomes diferentes:

 *Plebe:Grupo de suricatos

*Alcateia:Grupo de lobos

*Bando ou Manada :Grupo de búfalos,elefantes,boi ,etc.

*Cardume:Grupo de peixes e assim por diante mas nem todos vivem em grupo .Mas tem os animais que são independente à viver sem o grupo.
Exemplo:Cobras,Raposas,Peixe beta,etc.
 Alcateia grupo de lobos





Fonte:Bando de animais Google




  •                                                             

Raposa é um animal que é solitário

sábado, 11 de maio de 2013

Natação e flutuabilidade

  Os peixes nadam facilmente pela água contraindo e relaxando músculo localizados em ambos os lados de seus corpos.Isso faz com que ondas de movimentos passem da cabeça em direção à cauda,impulsionando o animal para frente .Caudas de formas diferentes ajudam os peixes a percorrer distâncias em velocidades diferentes.
   As nadadeiras peitorais e pélvicas ajudam o peixe a se movimentar , ,manobras e parar.Alguns peixes as usam para nadar de costas.Para controlar a flutuabilidade,a maioria dos peixes tem um órgão repleto de gás chamado bexiga natatória.
Fonte:Animais Editora :Girassol

Os lobos uivam a lua cheia porque ...

   Não é nessas noites de lua cheia ,o uivo é a comunicação deles , como o latido dos cães.Os lobos uivam principalmente para reunir o grupo na hora de caçar.
   É mais comum uivarem sob a lua cheia porque essas noites são claras e mais propícias para localizar as presas,mas o uivo serve também para marcar o território.
   Os lobos são capazes de reconhecer uns aos outros apenas pelo uivo, quando dois grupos querem ocupar a mesma região,os animais deduzem o tamanho da alcateia inimiga pela  diversidade dos uivos que ela apresenta.Atualmente o uivo dos lobos é uma das mais distintas e bem estudadas vocalizações de animais.
   Embora pensemos que os lobos uivam sozinhos ,eles frequentemente o fazem em grupo,lobos alfas,líderes da matilha,normalmente exibem um uivo mais graves e irão se expressar mais frequentemente que aqueles com uma posição social mais subserviente.

Fonte: Porque o lobo uiva a lua?Google

Baleias jubartes

  Existem várias espécies de baleias. Algumas têm dentes,outras não.As baleias jubartes têm barbatanas ao invés de dentes.Elas ficam presas no maxilar da baleia. Os machos das baleias jubartes cantam.Uma canção de uma baleia pode durar no mínimo 15 minutos.As baleias sobem à superfície do oceano para respirar.Uma baleia jubarte pode segurar a respiração por mais  de 30 minutos.Uma  baleia jubarte abre a boca para comer,a boca dela se enche de água.Depois a baleia fecha  a boca ,uma cortina de barbatanas se forma na abertura da boca.A baleia usa a língua para empurrar a água através das barbatanas.As barbatanas permitem que a água saia da boca, mas mantêm os peixes e os outros animais lá dentro.Elas funcionam como um escorredor,quando toda a água sai, a baleia engole o que sobrou.Esse é o jantar dela !
Fonte: O Primeiro grande livro dos animais da RECREIO Editora:April

Os suricatos têm serviços.

  Os suricatos estão quase sempre ocupados, eles vivem juntos em grupo Os membros do grupo trabalham juntos para ajudar uns aos outros.Os suricatos são cavadores,eles usam suas  fortes garras para cavar tocas subterrãneas. Eles também cavam para achar insetos para comer.Os suricatos se bronzeiam.
   Eles  encaram o sol toda manhã para se aquecerem.Um grupo de suricatos se chama Plebe, alguns suricatos agem como guardas do grupo, eles avisam os outros se algum inimigo se aproxima. 
  O guarda dá  um alarme e todos os suricatos podem fugir para suas tocas. Babás cuidam dos bebês suricatos enquanto os pais deles saem para buscar comida .Todos os adultos de um grupo ajudam a ensinar os filhotes como pegar a própria comida deles. Quando o dia acabar , os suricatos entram para suas tocas para dormir.

Fonte :O Primeiro grande livro dos animais Recreio Editora :April

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aves escavadoras

Este blog fala sobre assuntos que eu gosto, que são os animais. Vou estar sempre postando pesquisas dos livros, revistas, da internet e filmes. Espero que gostem. Hoje eu vou começar falando sobre os papagaios-do-mar.      


     O único período que o papagaio do mar passa em terra é para fazer seu ninho.Eles escavam buracos na terra de penhascos,enchendo os ninhos com grama,penas ou algas.Põem um único ovo e ambos os pais cuidam do filhote até ele adquirir penas e estar pronto para voar.
 
 
 Fonte: Animais Editora: Girassol